top of page
Buscar
  • Foto do escritorFranciele Oliveira

Porque seu cliente confia mais em um amigo que em um anúncio?



A era do marketing de relacionamento: porque seu cliente confia mais em um amigo que em um anúncio? Ainda que fique claro pelo próprio nome, marketing de relacionamento são as estratégias que visam criar conexões e estreitar laços com seus clientes. Mais que atrair novos consumidores, fica cada vez mais claro para empresas, diante a concorrência do mercado, que é preciso fazer com que eles sejam fidelizados e voltem a comprar. Mais que isso: através de um bom relacionamento, é possível gerar clientes promotores, ou seja, aqueles que tiveram uma experiência positiva e têm potencial de indicá-la a outros consumidores.


Os diferentes tipos de marketing acompanham a evolução do relacionamento entre empresas, marcas e mercado. Se tradicionalmente o público era visto de forma menos personificada, com o surgimento da internet e do marketing digital surge a necessidade de estratégias voltadas para a comunicação mais próxima, na qual a interação social é um elemento chave. Neste cenário onde o público pesquisa sobre a reputação de uma marca e toma decisões tendo como base a visibilidade e interação na internet, investir em marketing significa pensar em como gerar relacionamento a curto, médio e longo prazo, desde o planejamento até a ações voltadas para sucesso do cliente.


Quem entende mais de margarina? A mãe sorridente do comercial, o centroavante da Seleção Brasileira ou um famoso chefe de cozinha? A credibilidade das pessoas que emitem suas opiniões faz toda diferença na hora de vender um produto ou construir uma marca – e não são pessoas necessariamente famosas. Saber aplicar esse conceito de forma eficiente para sua empresa ou produto se chama marketing de relacionamento. Quem lava mais branco? Cada vez menos pessoas acreditam na publicidade tradicional. O consumidor médio sabe que aquelas pessoas felizes no comercial não são reais, e que aquelas informações afirmadas valem tanto quanto qualquer história de pescador. Ao mesmo tempo, a tecnologia e o excesso de informação a que somos expostos constantemente faz com que seu cliente fuja de seu anúncio com facilidade – ou simplesmente o ignore. No entanto, profissionais de marketing continuam precisando vender seus produtos e fortalecer suas marcas. Para isso, eles utilizam o marketing de relacionamento, uma forma de comunicação e engajamento que apela para argumentos sociais e relações pessoais com os clientes. São pessoas contando histórias para pessoas. Em sua manifestação mais atual, o marketing de relacionamento é fortemente baseado em redes sociais e na figura do influenciador digital.


2 visualizações0 comentário
bottom of page